A BK Construções Ltda. será a responsável pela construção do prédio que abrigará o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). A definição do nome da empresa santa-mariense foi divulgada no Diário Oficial da União. O prédio será erguido no campus de Camobi da UFSM. O investimento será de mais de R$ 700 mil, mas ainda não há previsão de começo das obras.
O centro será aparelhado para receber animais silvestres recolhidos pelo poder público. No local, atuarão profissionais que farão avaliações da saúde dos bichos. Caso precisem de cuidados, eles serão mantidos no centro. Do contrário, poderão ser reencaminhados à natureza. Até agora, essa triagem é feita pelo Mantenedor de Fauna Silvestre São Braz.
O espaço será erguido em uma área de dois hectares da UFSM, que já havia cedido o local, aprovado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). A construção é resultado do pagamento de uma multa. Em 2011, a Eletrobrás assinou termo de compromisso em que confirmava a conversão de uma multa aplicada pelo Ibama na construção de um Cetas em Santa Maria. A multa se deu após um dano ambiental na hidrelétrica de Quebra Dentes, em Quevedos.
"